Páginas

6.08.2010

Sentimentos


Escrevo sobre amor. Algo como um romance, daqueles bem melados, do tipo:

“... seus olhos se encontravam com os dela. Não diziam uma palavra, mas a conversa de desenrolava através dos seus sentimentos. Sua respiração se tornara ofegante. Seus olhos agora miravam os lábios daquela mulher. Dois rios de carne vermelha sedenta, pronta para um redemoinho, ou melhor, para uma tempestade. Aqueles lábios atraentes. Seus rostos se aproximavam. Consegue sentir a respiração dela. Suas cabeças se inclinam para o beijo tão esperado e...”

Meu peito dói. Não consigo acabar de escrever. Sinto uma dor profunda, que nem eu mesmo sei explicar. Nunca me dei bem no amor. Mentira, nunca senti o amor. Lembro-me de gostar de algumas moças, mas amor eu nunca senti. E pensar que nunca experimentei o amor, isso me dói. Me dói tanto que meus olhos enchem d’água. Tento pensar em outra coisa. Talvez no trabalho. Ah sim, o trabalho: Aquele lugar cheio de traições. Já vi amigos meus caindo por causa de veneno de outras pessoas, se é que me entendem. Lembro-me de uma amiga minha chorando depois de uma reunião com o chefe. Sinto uma dor profunda no peito. Não sei o porquê, mas ver meus amigos tristes é uma coisa que realmente me chateia.

Tentei me lembrar de um momento feliz. Fiquei pensando. Felicidade... o que é a felicidade? Faz tanto tempo que não a sinto que esqueci como descrevê-la. Mas a tristeza, essa eu sei descrever. Por quê? Não me lembro de um momento em que fiquei feliz. Sim, feliz. No sentido mais forte da palavra. Alegre, algumas vezes, mas alegria é algo passageiro. Felicidade eu não me lembro de ter tido.

Mas a tristeza... quantos momentos tristes eu já vivi. Lembro-me bem de cada um. Mas por quê? Só consigo ver tristeza em minha memória. A felicidade foi esquecida, perdida. Ou talvez nunca habitou minhas lembranças. Vivo num mundo frio, sem emoção.

Ou será que eu sou frio? Será que eu não tenho emoção? Sim, é isso. Minhas emoções são sempre as mesmas. Não, eu não tenho mais emoções. Eu sofro de ausência delas. Eu sofro da ausência delas. Eu apenas sofro. É isso que vem acontecendo, sofrer. Será que é esse o meu destino? Sofrer? Em todos os setores da minha vida. Sofrer no amor, sofrer no trabalho, sofrer por sofrer.


Se for assim, aguardo esperançoso pela minha morte. Assim não sofrerei mais. Será?
Não, eu temo a morte. Temo sofrer para morrer. E, além disso, temo do que acontecerá comigo depois da morte. Os castigos pelo que fiz na Terra, e que conscientemente continuo fazendo, mesmo sabendo as conseqüências. Não são castigos criminosos, não. São pequenos detalhes, coisas erradas e ruins que fiz. Mas são os detalhes que desmoronam tudo. Então sofrerei pelos meus pecados, por muito tempo.
É esse o destino da minha pobre alma? Sofrer?

Sofrer na Terra, durante a vida, e sofre por toda a eternidade, após a morte?

Então não tenho mais esperança.
Mas quem não a tem, é um sofredor.
E é isso que eu sou.


Douglas Mateus 

3 comentários:

  1. o.O quanto sofrimento, meu Deus! Aposto que é saudade ;)

    Meu caro
    não vamos o sofrimento sempre temer
    Uma coisa apenas lhe garanto
    Após a morte não havemos de sofrer

    Mas logo te digo, isso não é pra te consolar
    De forma alguma devemos só na morte pensar
    Tente apenas o sofrimento ignorar
    Observe ao seu lado, tanta coisa boa pra admirar
    Tantas pessoas existem para que possamos amar

    ResponderExcluir
  2. "...amigo, se você não tem motivos pra ser feliz, invente-os. Certamente você um dia achará que esqueceu que não tem motivos pra sorrir, quando, de fato, você os terá."

    ResponderExcluir
  3. o amor é o tema mais batido em textos e poemas,mas mesmo assim,é um dos mais falados e ainda geram lindos textos.

    Se vc tá escrevendo um texto assim,parece que é pra desabafar.Continue assim falou e sucesso no blog

    ResponderExcluir