Páginas

7.06.2012

Espiritualidade



É difícil pensar em espiritualidade sem falar sobre religião (ou a falta dela), até porque uma influencia a outra.
Acho que uma definição de espiritualidade hoje seria "felicidade". Sim, muitos são aqueles que mudam de religião, agregam ou se desconectam de uma porque não estavam felizes nela. Mas não creio que seja somente isso.
Muitos seguem um caminho para a ascensão de seu espírito aos céus, por assim dizer. Essa espiritualidade talvez seja melhor definida por "sentir bem consigo mesmo", fazendo o que acha que é certo sem alguma culpa. Em todos os sentidos...
Eu poderia ficar falando de definições e definições, mas vou mudar o rumo. Vou falar um pouco do que penso:
Acho que a religião influencia altamente a espiritualidade de uma pessoa, tanto que essa pessoa busca salvação para ascender seu espírito aos céus. Àqueles que acreditam na não religião, fazem essa busca por meios e dogmas próprios. Posso dizer que sou uma mistura dos dois. Não que eu não acredite, sou católico e acredito nos ensinamentos da Bíblia, mas parei de acreditar na Igreja. Sim, gosto de compará-la com o sistema político do país. Acho que a religião ficou de lado para algo maior, algo político. Por exemplo, são tantas propagandas da igreja: 'compre objetos', 'doe para a fundação' e muito mais. Vi uma propaganda na qual se vendia alguns bonecos que representavam alguns personagens da Bíblia, incluindo Jesus, e se ouvia "Se você não tem Jesus em sua casa, compre e leve-o para ela". Para mim é um desrespeito o que fazem a esse nome, mas o que quero mostrar é que foi feito pela Igreja. Outro exemplo é a constante cobrança de doações, mas não vejo ninguém se oferecendo a ajudar o próximo quando esse está com dificuldade. Hipocrisia...O que eles estão seguindo então? Tratam como se a religião fosse um meio de capitalização. Há tantas fraudes e mentiras, tantos ensinamentos que nos são passados e que não são seguidos por nossos próprios 'mentores'. Me perco tentando analisar se a religião hoje virou apenas uma tradição. Vejo muitos dizerem que seguem uma religião x, mas não são praticantes, não participam, não acreditam. WTF??? Para que seguem então?
Talvez meu foco não seja mesmo na espiritualidade, mas sim nas pessoas. Está ficando cada vez mais difícil acreditar nas pessoas, não digo em apenas palavras ou frases, mas nas pessoas em si. Acho que, na verdade, aumenta a crença de não crença nas pessoas. Sim, eu perdi a fé nas pessoas. Acredito que cada um tenha uma verdade, mas, em meio a tantas faces e mudanças do mundo atual, acho que nem as próprias pessoas têm conhecimento dela. E sem esse conhecimento, o que elas se tornam? Marionetes de alguns ou seguem o fluxo da sociedade. E como fica o espírito dessa pessoa? Eu não sei responder essa pergunta.
Aliás, ascendemos nosso espírito quando interagimos com outras pessoas, sozinhos não somos nada. Então acho que não fugi do foco: como não falar de espiritualidade sem falar das pessoas?

Essa foi minha participação na Blogagem Coletiva. Muitos são os participantes, e garanto, com textos de qualidade. A lista dos participantes (leiam e comentem!!!) pode ser encontrada AQUI.

21 comentários:

  1. OLá Mateus, boa noite!!

    Gostei de ver definida, por você, a Espiritualidade como o "sentir bem consigo mesmo", fazendo o que acha que é certo sem alguma culpa" - Sim, meu amigo, concordo plenamente contigo, pois se religiões ou crenças, discursos, palestras ou pregações, não promoverem no Ser humano esse bem estar consigo mesmo, motivando-o a fazer sempre o melhor, certamente não passam de simples rótulos, ou fachadas que muitos usam, por vaidade ou sei lá o que...

    Gostei muito de ter ler, nessa participação sincera e bonita! Parabéns!

    Beijos da Lu...

    ResponderExcluir
  2. Olá!Bom dia!
    sincronia total...vc lá no meu blog e eu aqui...
    Belo texto...cada um com seu histórico, pontos de vista diferentes ...porém, respeito mútuo...quando você escreveu de que as religiões foram deixadas de lado para OUTRO bem maior, também penso o mesmo... grande parte da religiões, ou a venda da fé, que ganha grande expressão midiática, nem sempre é saudável, ou seja, não produz crescimento e profundidade espiritual. Observa-se que as religiões tem sido mal entendida, desfocada, distorcida e ponto de propinas e corrupções. O que na verdade deveria ser focado é a verdadeira religião feita com excelência e comprometimento bíblico...
    Obrigado pelo comentário!
    bom final de semana!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá,Mateus!!
    Vim, retribuir seu carinho e estou te seguindo,ok? te aguardo !!
    Amei seu texto, sua sinceridade.
    Ser cristão, não é ser religioso.
    Espiritualidade, como a felicidade, está dentro de nós!!Em todo lugar tem pessoas dando testemunhos não legais.Jesus é o meu, nosso Senhor.A Ele toda glória e louvor.Se nosso coração estiver aberto , Ele fará morada.
    Grande beijo no seu coração.
    Soninha.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente! Às vezes nem as próprias pessoas sabem no que acreditam....elas seguem "regras" e confundem isto com espiritualidade. Enfim, se fosse em outra época, estaríamos todos na fogueira. :P

    ResponderExcluir
  5. Fala parceiro! Esta turnê vai ser longa.
    Bem, em meu post eu queria discorrer apenas sobre espiritualidade somente, porém, como você mesmo disse, é praticamente impossível falar em espiritualidade sem citar religiões, principalmente em meu caso, por haver passado por diversas delas.
    O que realmente me afastou de denominações, além de todas as contradições bíblicas, foi muito isto que você citou, esta barganha de fé que vemos. Alguns tornam a religião um comércio camuflado vendendo livros, objetos, outros são mais cara de pau e ameaçam mesmo que se você não depositar uma quantia x de dinheiro na conta bancária deles, não vai para "o céu".
    Este conceito de "céu" e "inferno" acho bem infantil. Em verdade acredito sim no Bem e no Mal, mas não da forma que está na Bíblia, visto que além de haver sido mutilada (em nome da política, outro ponto que concordo em seu texto, as denominações se deturpam em nome disto), ela é muito metafórica e seria ignorância demais levar tudo o que está escrito ali de forma literal.
    Gostei muito do seu texto, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Olá Matheus,
    Está sendo muito interessante visitar cada blog participante desta blogagem. Cada um com seu ponto de vista e todos se respeitando acima de tudo! Bem, eu tenho uma visão um pouco diferente da sua, mas achei muito bacana quando comparou a igreja (e aqui digo seja ela qual for) com os órgãos públicos. Se eles tem problemas sérios como corrupção e enganação, porque seria diferente nas igrejas? Uma vez que o problema não é a instituição em si, mas o fato de serem comandadas por um bicho complicado chamado homem.

    Parabéns, ficou muito legal!

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  7. Olá Mateus, parabéns pelo texto e por expor suas dúvidas, e acertos.
    A igreja, como constituição está mesmo deturpada, vendida a interêsses politicos e pessoais de quem a administra.
    As ovelhas ou aceitam esse tipo de comportamento de sua igreja ou a rejeitam, pois não é nada comodo para uma pessoa mais lúcida.
    Muito do que voce disse eu também sinto, portanto, parabéns pela lucidez.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente algumas organizações dentro de igrejas são mais importantes que a própria religião... Mas, a espiritualidade e os dogmas escolhidos para serem seguidos devem contribuir para a felicidade que vc fala... Ótimos pontos.

    ;D

    ResponderExcluir
  9. Mateus, tudo bem?]
    Excelente teu texto, creio que você foi bem objetivo, mas da mesma forma tornou a escrita leve. O termo "felicidade" também me parece a essência da espiritualidade, pois uma escolha pessoa e da vivência da pessoa, e difícil dissociar da religião mesmo.
    Inteligente tua abordagem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá Mateus,
    Gostei da definição que deu à espiritualidade como sendo "felicidade". É isso mesmo. As pessoas querem se sentir bem consigo mesmas e procuram respostas que as satisfazem.
    Penso que algumas pessoas ainda se limitam ao "céu" e ao "inferno" e tentam conciliar os prazeres da vida com dogmas religiosos.
    Outras trocam de religião até achar uma que as acalme o espirito. Ou então criam seu próprio modo de ver as coisas.
    Desde que essa procura pelo bem estar respeite os demais e promova coisas boas, acho válido.

    Boa semana pela frente.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. De fato, Mateus, é praticamente impossível falar de espiritualidade sem comentar algo sobre religiosidade. Eu tibe que fazer um paralelo, uma vez que precisava explicar as questões que envolvem minha forma peculiar de espiritualidade...

    Adorei seu coment lá no umas e outras...

    bjks :) JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  12. Oie Mateus,eu vim um pouquinho atrasada por causa das atribulações da vida de Administradora do lar,vulgo burro de carga para retribuir o seu comentário lá no meu blog!Gostei muito de como você explanou o assunto Espiritualidade,não tem como falar sobre ela sem mencionar essas falhas tão comuns no entendimento dos homens,não tem uma receita para se ter a verdadeira espiritualidade,a única receita que existe está dentro de nós e não importa se ela está dividida em duas,três,quatro ou um time de futebol de personagens divergentes dentro de nós,por que importa é o que fazemos de certo por nós. Me irrita muito também esse comércio da Fé,e não é nem a instituição igreja que faz isso e sim aqueles que do nome dela se apossam...E o inferno é quando tem tiroteio e arrastão nas ruas,esse inferno sim eu tenho medo! Beijocas Mateus,disse tudo! Beijocas!

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Mateus.
    Acredito que o que colocastes no texto reflete o que muita gente sente hoje em dia: que muitas religiões se desviaram de seu caminho principal e acabaram-se por tornar-se nada mais que modos de tirar dinheiro de pessoas desesperadas.
    A espiritualidade é algo intrínseco a cada um de nós, e devemos exercê-la da forma como acharmos melhor, sem ninguém para nos dizer o que fazer.
    Só para avisar, a sua lista de blogs pertencentes a esta blogagem está incompleta, podes acessar todos eles aqui
    http://devaneiosedesvarios.blogspot.com.br/p/blogagem-coletiva-06072012-blogs.html
    Abraço, Mateus.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da lucidez de seu texto.
    Apenas comecei a comentar nos blogs participantes, e já vi uma riqueza imensa de opiniões e pontos de vista. Sua postagem tocou em um ponto muito interessante: como as pessoas vem se relacionando.
    Parece haver duas vertentes distintas: um "reavivamento" por parte de uma parcela da população, e uma "secularização", ou seja, descrença por outra parcela. Vive a espiritualidade de verdade quem a aplica no dia-a-dia, mostrando aos próximos na prática o amor do Criador.
    Parabéns pela sua participação!

    ResponderExcluir
  15. Tuas colocações foram muito lindas, bem apanhadas.Gostei!abraços praianos,chica

    ResponderExcluir
  16. Olá, Mateus!
    Excelente a sua participação na blogagem coletiva!
    Gostei imensamente quando você abordou a necessidade do homem interagir com os seus iguais! Talvez, seja esse o verdadeiro caminho da espiritualidade. Um caminho onde os homens aprendam finalmente o significado da palavra convivência e readquiram a fé na humanidade.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. e aí Mateus, tranquilo? :D
    quando o assunto é espiritualidade, eu acho difícil debater... infelizmente, muita gente não está pronta pra encarar o assunto de forma "racional", costumam ofender ou se sentir ofendidas sem motivo.
    mas se quer saber sobre mim, sou adepto da filosofia espírita, que nem considero uma religião, considerando que os encontros no centro são palestras para discussão de assuntos, com dúvidas, debates saudáveis, etc.
    creio que é dificil mesmo ter fé nas pessoas, até mesmo pq todos os dias a gente vê nos jornais (ou na nossa frente mesmo) claros exemplos de estupidez humana...
    mas enfim, eu acredito que existam pessoas boas, e que elas são fortes.
    pra mim não importa se a pessoa faz o bem pra ir pro céu, paraíso, plano espiritual, etc, etc, só importa que façam o bem!

    abs!!
    songsweetsong.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. OLá Mateus!

    Vi lá em cima,esse super texto sobre Espiritualidade, comentado por mim, mas creia-me, eu o li novamente, e achei bom outra vez.

    Obrigada, meu querido pela presença lá no SEMENTES PRECIOSAS! Gosto quando você vai...Volta outra vez, volta?

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  19. Oi, Mat! Demorei mas, cheguei! rsrsrs
    Gostei demais das tuas colocações. Eu, particularmente acho "religião" uma coisa podre, criada e distorcida pelo bicho homem. Já frequentei algumas igrejas, denominações, palestras e posso te dizer q acredito num Deus sim, no Deus do amor para com o próximo, no Deus q não te julga, não te condena, mas q te entende. E como vc bem disse "ascendemos nosso espírito quando interagimos com outras pessoas, sozinhos não somos nada." Q cada um ache o seu caminho. Bjão.

    ResponderExcluir
  20. Oi, Matt! Demorei mas, cheguei! rsrsrs
    Gostei muito das tuas colocações, muito lúcidas.
    Eu, particularmente acho a religião uma coisa podre, lógico q não confundindo com espiritualidade. Já frequentei muitas igrejas, denominações, palestras e por aí afora, e acredito num Deus sim, não no deus q julga, q te culpa e te condena, mas no criador de todas as coisas, q te compreende e te ensina a amar o próximo. Pois, como vc bem disse "ascendemos nosso espírito quando interagimos com outras pessoas, sozinhos não somos nada." Essa é a verdadeira espiritualidade. Q cada um ache seu caminho!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  21. é meu querido, infelizmente sou obrigada a concordar com vc, Igreja é infelizmente um instituto muito mais comercial do que religioso...



    \to aqui retribuindo comentário, viu, muito obrigada, pessoas como vc me motivam a escrever =)



    http://www.diariodagarotadevariasfaces.blogspot.com.br
    visita o meu blog? me dá esse prazer =)

    ResponderExcluir